quinta-feira, 29 de abril de 2010


Denver Crime Lab


O primeiro laboratório forense dos Estados Unidos foi fundado em 1923, em Los Angeles. Em 1932, o FBI estabeleceu o seu próprio laboratório forense para atender os departamentos de polícia e outras autoridades na área da investigação em todo o país. O laboratório do FBI é um dos maiores do mundo.
O Denver Crime Lab, no Colorado Bureau of Investigation, disponibiliza a "colecção" de evidências e a análise laboratorial para qualquer departamento de polícia no Colorado que solicite os serviços. Também conduz investigações no âmbito estadual que não estão sob a jurisdição de qualquer autoridade local.
Alguns departamentos especializados do Denver Crime Lab incluem:
  • Impressões digitais latentes e marcas
    Revelar impressões digitais latentes; analisar e comparar impressões digitais, marcas de calçados e pneus; passar as impressões digitais pelo Sistema de Identificação Automatizado de Impressões Digitais (AFIS, que utiliza o banco de dados do FBI) comparando-as com centenas de milhões de impressões digitais.




Os técnicos da CBI usam esse conjunto de máquinas para fotografar as impressões digitais recolhidas com o objetivo de compará-las e passá-las pelo sistema AFIS. À esquerda está uma antiga Polaroid, e à direita uma câmera digital. O Sr. Clayton prefere os resultados da Polaroid.
  • Vestígios
    Fazer análise de resíduos de pólvora; identificar e comparar amostras de solo, vidro, pêlos e tinta.
  • Química
    Conduzir análises e comparações de drogas ilícitas, explosivos e produtos químicos desconhecidos.
  • Crimes no computador
    Recolher evidências em computadores; fazer um levantamento em computadores para encontrar evidências de áudio ou vídeo.
  • Identificação de armas de fogo e marcas de ferramentas
    Identificar as armas de fogo; testá-las para determinar o modelo do cano e a distância entre a arma e o ferimento; identificar e comparar os projéteis;  marcas causadas pelas ferramentas.
  • Serologia e DNA
    Fazer exames dos fluidos corporais, incluindo exame de DNA das manchas de sangue, esperma e cabelo, para identificação e comparação.




Microscópio para comparação do laboratório de serologia do CBI
  • Exame de documentos
    Detectar falsificações e alterações; fazer comparações de caligrafia; reconstruir documentos inutilizados; identificar e comparar impressoras, máquinas de datilografia ou fotocopiadoras usadas para produzir um documento.
  Muitas vezes, uma evidência passa por mais de um departamento para análise. Cada departamento fornece um relatório completo da evidência analisada, incluindo os resultados concretos (números, medidas, conteúdo químico) e conclusões que os cientistas emitiram para estes resultados. O perito encarregado pode compilar os resultados e entregá-los ao detetive chefe do caso, ou o laboratório pode enviar os resultados diretamente para o grupo de detetives.

0 comentários: